segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Equinox (EUA, 1970)


Filme: Equinox
Diretor: Jack Woods, Mark Thomas McGee, Dennis Muren
Ano: 1970
País: Estados Unidos
Duração: 80 minutos
Elenco: Edward Connell, Barbara Hewitt, Frank Bonner, Jack Woods, Fritz Leiber Jr.

David (Edward Connell) corre desesperado pela floresta tentando escapar de algo desconhecido, até sair na estrada e ser atropelado por um carro sem motorista. Um ano e um dia depois, ele se encontra em um hospital psiquiátrico e um repórter tenta falar com ele mas, como não consegue estabelecer uma comunicação, o médico toca uma gravação onde David explica o que aconteceu naquele dia.

David foi chamado pelo Dr. Waterman (Fritz Leiber Jr.) para visitá-lo urgentemente em sua cabana na floresta. Com ele foram também o seu amigo Jim (Frank Bonner) e a namorada Vicki (Robin Christopher) e Susan (Barbara Hewitt). Chegando lá, se deparam com a cabana destruída. Do outro lado da montanha avistam um castelo e seguem em direção a ele. Porém, no caminho encontram uma caverna de onde ouvem risadas insanas e em volta avistam algumas pegadas estranhas.

Na caverna encontram um velho risonho e biruta que os entrega um grande livro antigo. Durante o piquenique, o Dr. Watermann surge sabe-se lá de onde, pega o livro e corre em disparada. Na fuga, ele cai e morre. Mas o mais estranho é que ele desaparece em seguida!


Eles abrem o livro e vêem algumas imagens de demônios, inscrições em uma língua estranha e algumas anotações do Dr. Watermann sobre o livro. Ele comenta que é uma espécie de livro dos mortos bastante antigo capaz de despertar demônios (já viram isso antes?).

Em seguida, Susan é atacada pelo guarda florestal Asmodeus (Jack Woods) - cujo nome já entrega suas reais intenções - que vai para cima dela babando e com a boca torta e ela parece nem se importar, mas ele desiste da investida ao ver o crucifixo da moça. A partir daí, Asmodeus, com seu anel mágico, invoca monstros gigantes para retomar o livro. Entidades malignas possuem Susan e Jim até que Asmodeus volta a sua verdadeira forma: um demônio alado -na verdade, Asmodeus é normalmente retratado como um demônio de três cabeças, mas acredito que a falta de orçamento cortou duas delas e os persegue até cruzar com uma cruz no cemitério e entrar em combustão. Mas não é tão simples assim se livrar do mal e uma entidade maligna avisa David que ele não pode fugir, e que irá morrer em um ano e um dia. Com Susan estirada ensanguentada no chão, David corre e voltamos à cena inicial.

Agora, um ano e um dia após o ocorrido, Susan se encaminha ao hospital com um sorriso maléfico no rosto. E fim. Ou não?


Equinox foi originalmente um curta feito de forma independente pelos estudantes de cinema Dennis Muren, Dave Allen e Jim Danforth em 1967 com o orçamento de $ 6.500. Uma pequena produtora chamada Tonylyn Productions gostou do filme e decidiu transformá-lo em um longa. Para isso, o editor da Tonylyn, Jack Woods dirigiu cenas adicionais, em que ele próprio atua como Asmodeus e finalmente o filme foi lançado em 1970. Os atores, se é que podemos chamá-los assim, são bem amadores, com reações exageradas, fazendo caras e bocas. O roteiro então, parece ter sido criado durante as filmagens. Mas isto não quer dizer que o filme não seja um bom entretenimento e não tenha pontos positivos, como os efeitos especiais em stop-motion e por ser uma grande influência para Sam Raimi fazer o clássico Evil Dead.


Quanto aos efeitos, o filme explora bastante o stop-motion para a animação dos monstros, o que, para quem gosta desta técnica incrível vai se divertir com este filme. O resultado pode não ser do nível de um Ray Harryhausen, mas funciona bem no filme e consegue ser mais convincente que muitas produções modernas que apelam para a computação gráfica. O que ficou mais esquisito nestas cenas é a sobreposição de imagens para os humanos interagirem com as criaturas, do que propriamente o stop-motion.


Sobre a sua influência em Evil Dead, é bastante clara, trabalhando com a ideia de jovens que vão à uma cabana na floresta e descobrem um livro maldito que pode invocar seres malignos e serem possuídos. Portanto, só por isto, este pequeno filme tosco já tem seus méritos por fazer Evil Dead um filme menos original.

Entre os atores, talvez o que mais se destavou foi Frank Bonner, que atuou e dirigiu diversas séries de TV. Já Fritz Leiber, que atua como o o Dr. Waterman, foi um escritor de ficção científica e horror. Jack Woods, que também é um dos diretores e roteiristas, trabalhou com o departamento de som, participando de filmes como Muralhas do Pavor, Jornada nas Estrelas III, Fantasma 2, Criaturas 2 e Corra que a Polícia Vem Aí 2 1/2.

Já a turma de efeitos especiais, que já se mostrava competente em produções anteriores foram os que mais tiveram destaque: David Alen fez Grito de Horror, Q - A Serpente Alada, Fome de Viver, A Coisa (junto com Jim Danforth), Bonecas Macabras, Trancers, Os Caça-Fantasmas 2, A Noiva de Re-Animator, Bonecos da Morte. Jim Danforth trabalhou em A Máquina do Tempo, As 7 Faces do Dr. Lao, Dark Star, 007 - Diamantes são eternos, Creepshow, O Enigma de Outro Mundo, História sem Fim, Dia dos Mortos e Comando Para Matar e na série The Outer Limits. 

Mas quem mais se destacou foi Dennis Muren, que trabalhou com efeitos especiais de grandes produções de Steven Spielberg, George Lucas e James Cameron, sendo o vencedor de 6 Oscars e tendo participado dos Guerra nas Estrelas, ET, Indiana Jones, O Exterminador do Futuro 2 e Jurassic Park, entre vários outros. 

Um comentário: